domingo, 26 de dezembro de 2010

VENTOS - parte I


Por séculos, os povos acreditavam que houvesse quatro tipos básicos de ventos, correspondentes às quatro direções ou quartos da Terra. Cada um possui suas próprias virtudes mágickas, e determinados encantamentos são mais eficazes se praticados durante certos ventos.

Segundo palavras de Scott Cunningham, "Os quatro ventos estão, ao menos superficialmente, relacionados aos elementos, e isso pode ser levado em consideração, se não nos esquecermos de que cada um deles possui seus próprios poderes peculiares." O texto original de Cunningham considera os ventos cardeais do hemisfério norte. Eu trabalhei em cima de uma tradução da obra dele, e , utilizando-me de conceitos próprios, consegui uma adaptação coerente à nossa realidade geoclimática.

Um lembrete importante: quando digo vento Norte, a referência é ao vento que sopra do Norte, e não para o Norte.


Vento Norte: quanto mais ao norte se viaja, mais quente é o clima (lembre-se, estamos no hemisfério Sul!). Por essa razão, o vento norte é quente e fogoso, vindo da Linha do Equador. Simbolicamente, ele rege o meio-dia, quando o Sol (ou a Lua) está no ponto mais alto do céu, num período de intensa luz e calor. Por ser associado ao Fogo, a magia do vento norte lida com os mesmos atributos. Esse vento, no entanto, pode ser utilizado para qualquer tipode magia; é um bom período para lançar encantamentos. Uma vez que esse é um vento forte e quente, encantamentos lançados com ele recebem uma dose extra de poder. É sempre excitante e intrigante lidar com o vento norte. Acautele-se, entretanto, pois o fogo, mesmo o fogo diluído do vento norte, pode ser perigoso. A cor do vento norte? Amarelo, como o sol do meio-dia.

Vento Leste: o vento que sopra do leste é o vento do frescor e da vida renovada. É um vento típico e revigorante, que sopra do ponto onde surgem o sol, a lua e as estrelas. O vento leste é úmido, podendo carregar chuva e névoa enquanto sopra sobre  a terra. É uma força fértil e amorosa, gentil e persuasiva. A magia da Água - amor, cura, fertilidade - é excelente para o vento leste, pois acrescenta suas próprias forças e energias àquela área. Especificamente bom para encantamentos envolvendo limpeza ou rituais puramente religiosos, o vento leste é um alívio bem-vindo após as brisas quentes e secas do norte. O vento leste pode ser associado ao branco, simbolizando o nascer o sol e da luz, e também ao azul, simbolizando o elemento água.

(continua!...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos e opiniões protegidas por direitos autorais à "Bruxa Confusa". Tecnologia do Blogger.